Glossário
Convenção
Acordo formal entre grupos, países ou pessoas sobre certas normas, leis ou comportamentos que todos devem seguir.
Estados Parte
São os países que assinam e oficializam um acordo, tratado ou convenção internacional, comprometendo-se a cumprir as obrigações e regras estabelecidas nesse documento. Assim, o país aceita oficialmente seguir os termos do acordo e trabalhar para colocá-los em prática dentro de seu território.
Cooperação
Trabalhar em conjunto com outras pessoas para alcançar um objetivo comum, compartilhando esforços, capacidades e recursos de forma colaborativa e harmoniosa.
Inclusão
Garantir que todas as pessoas, independentemente das diferenças, tenham as mesmas oportunidades de participar plenamente na sociedade. Isso significa criar ambientes onde todos se sintam bem-vindos e respeitados, independentemente de características como deficiência, cor da pele, idade, gênero, religião ou orientação sexual.
Direitos
Garantias e/ ou liberdades que as pessoas têm simplesmente por serem humanas ou por fazerem parte de uma sociedade. Esses direitos protegem a dignidade, a segurança e o bem-estar de cada indivíduo e podem estar relacionados com aspectos como liberdade de expressão, educação, saúde, trabalho, segurança e igualdade.
Deveres
Responsabilidades e/ ou obrigações que as pessoas têm em relação à sociedade e à convivência em comunidade. As pessoas com deficiência também têm deveres, que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e colaborativa.
Deficiência
Condição que afeta o corpo e/ ou a mente de uma pessoa, fazendo com que ela tenha mais dificuldade em realizar algumas atividades, tais como andar, ver, ouvir, aprender ou comunicar. As limitações podem ser físicas, sensoriais (como visão e audição) e/ ou intelectuais. A presença das dificuldades não impede a pessoa com deficiência em participar na sociedade de várias formas, muitas vezes com apoio, adaptações ou tecnologias para ajudá-las.
Pessoas com Deficiência
Pessoas que enfrentam dificuldades em realizar atividades como andar, ver, ouvir e/ ou pensar. Essas dificuldades, ao interagir com diversas barreiras, podem afetar a sua plena e efetiva participação na sociedade, em igualdade de condições com os demais."
Discriminação
Tratar alguém de maneira injusta ou diferente por causa de características como cor da pele, sexo, religião, idade, deficiência, orientação sexual ou outras diferenças pessoais.
Acessibilidade
Criar condições para que todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida, possam utilizar, acessar e usufruir de espaços, serviços, produtos e informações de forma autônoma e segura.
Sensibilização
Aumentar a consciência e o entendimento das pessoas sobre determinados temas, tais como direitos humanos, inclusão, meio ambiente ou saúde. O objetivo passa por promover a reflexão, mudar atitudes/ comportamentos e incentivar ações positivas em relação a um assunto específico.